6 de agosto de 2009

Discador 3G ZTE


Estive a procura de algum discador para o meu modem 3G, o ZTE MF622, pra tentar conectar a internet no Ubuntu. Tentei o que já vem no Ubuntu 9.04, porem identificava mas não conecta. Tentei com o SmartConnect 3G na versão alpha 4 mas ele não identificou bem o modem, não aparecia a potência do sinal, o script não fazia a configuração correta, tendo que configurar na mão...mas tudo bem, é uma versão alpha, ainda vai melhorar. Foi ai que descobri que a propria ZTE disponibiliza em seu site um discador para o modem e incrivelmente tem um discador para linux. O discador ZTE vem rotulado e precofigurado para funcionar com a Claro, porem você tem a opção de criar uma nova conexão e adicionar as configurações que você quer. Vejamos como é isso:

O primeiro passo é fazer  do discador que está disponivel no site da ZTE. O discador vem zipado e possui um pacote .rpm e outro .deb para facilitar as nossas vidas. Para os Ubunteiros como eu é só instalar o pacote .deb.

Opções de download do discador para Linux:

Site oficial da ZTE
Google sites
4shared

Versão para quem usa Windows:
4shared



Após ter instalado, vá no menu Aplicativos > Internet > Claro 3G e acesse ao discador da ZTE.



Sinal EDGE? É, aqui em Santana do Ipanema, Alagoas, o sinal só pega EDGE. Só la em Maceió pega 3G.

Certo, mas minha operadora não é a Claro, como eu faço? Para configurar o discador da ZTE para outras operadoras você vai no menu do configurações e clique em Adicionar.


Você deve preencher de acordo com os dados da sua operadora. Vejamos no caso do Oi Velox 3G, por exemplo, ficando assim:


Então é isso. Dai surgem as duvidas...
É a melhor forma de se conectar por esse modem?
Não sei se é a melhor, mas é uma boa forma, pois o discador aponta nível de sinal, taxa de up e download, tempo de conexão, dados trafegados na conexão e outras opções que são disponibilizadas pelo chip da operadora, como envio de mensagens SMS e agenda.

Para tentar melhorar a velocidade da conexão você pode criar uma conexão pra sua operadora, semelhante a configuração da Oi a cima, só que marcando a opção Usar os seguintes DNS e colocando os endereços do OpenDNS que são 208.67.222.222 e 208.67.220.220. Você pode confirmar se está usando o OpenDNS acessando http://welcome.opendns.com.





[14-05-2011] atualização
Para instalar no Ubuntu 11.04, tive que instalar primeiramente os pacotes libqt3-mt e wvdial para, só após, instalar o pacote ClaroBra.626.i386.deb do discador. Só não tive como testar se o modem funcionou nessa nova versão do ubuntu por que não possuo mais o minimodem.


fonte:
http://www.opendns.com/
http://www.garotatpm.com/?p=8

mais informações:
http://www.internetbandalarga3g.com.br/index.php/zte-mf622/modem-zte-mf622-linux